segunda-feira, 29 de junho de 2015

Água morna com limão e música: 5 dicas para um dia de trabalho produtivo


Falta de tempo. Essa, talvez, seja uma das maiores preocupações de profissionais hoje em dia. O desejo sempre é aumentar a produtividade, aproveitando melhor as horas disponíveis ao dia.
Algumas atitudes matinais, como refletir durante o banho, comer bem, ouvir música e até tomar água morna com limão podem ajudar nisso, segundo Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade.
Antes de qualquer dica, porém, Barbosa alerta que é necessário querer. Além disso, é um treinamento diário e, muitas vezes, trabalhoso.
"A produtividade é uma ciência. É preciso se dedicar ao assunto. Ler um livro, fazer um curso. Treinar a mente", afirma. Ao praticar técnicas profissionais para aumentar a produtividade, segundo ele, é possível ganhar até uma ou duas horas a mais por dia para suas atividades.
O coach Fernando Colella diz que produtividade não é, necessariamente, fazer mais em menos tempo, e sim se sentir no controle de suas atividades e encontrar significado nelas. "Produtividade é um termo criado para máquinas. Nós somos gente. Nossa produtividade está ligada à qualidade", afirma Colella.
Os especialistas defendem que não há fórmulas prontas. Cada um deve encontrar técnicas e dicas que funcionam melhor para si, de maneira a produzir mais e melhor. Algumas, porém, são básicas, como listar as prioridades do dia.
É possível, porém, incorporar algumas atitudes à rotina matinal que podem ajudar nessa tarefa. Confira as dicas elaboradas pelo especialista Christian Barbosa. 

1. Pense em seus objetivos durante o banho



 A hora do banho pode ser usada para reflexão. Christian Barbosa aconselha a usar esse tempo para imaginar como seria se seus objetivos já estivessem realizados. "Pensar nos resultados futuros é um motivador diário e faz com que você conecte-se com as coisas importantes e prioritárias do dia".


Importante: isso não é desculpa para tomar banhos mais longos. A falta de água continua sendo um problema grave. Reflita sobre os objetivos enquanto se ensaboa, com a torneira fechada.

2. Tome um excelente café da manhã


 Os nutricionistas afirmam que o café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia. Uma alimentação balanceada é essencial para ter energia.


Mas, segundo Christian, um excelente café da manhã não é apenas comer bem, mas desfrutar do momento. Reserve 10 minutos para sentar à mesa. Se for preciso, para ganhar tempo, já deixe a mesa arrumada na noite anterior. Um café com açúcar enquanto procura a carteira para sair de casa não é uma refeição.

3. Ouça músicas empolgantes no caminho

Música é um grande motivador. Com a tecnologia atual, não há desculpa. É possível escutar no ônibus, trem ou carro, seja com celular, MP3 player ou CD.
Faça uma seleção de, pelo menos, sete músicas "que o deixam pilhado, com vontade de abraçar o mundo", como diz Barbosa. O estilo não importa, mas não vale rádio. Tem de ser uma lista pessoal e especial.

4. Revise as prioridades

Se ainda não tem uma lista de atividades, considere fazer uma, incluindo as prioridades que devem ser cumpridas.
Chegando ao trabalho, revise os e-mails, as tarefas não cumpridas no dia anterior e ajuste a sua lista de prioridades. "Pense nas atividades que precisam ser realmente atingidas no dia e planeje-as para que sejam executadas no melhor momento do seu dia", diz Christian.

5. Beba água morna com limão


Christian Barbosa defende essa receita caseira simples: água morna com algumas gotas de limão.  "Além de ter vitamina C, regular o Ph do corpo, proteger o sistema imunológico, a combinação estimula seu raciocínio. O potássio do limão ajuda a nutrir o cérebro", afirma Barbosa.
"Eu tenho experimentado em alguns momentos, claro que o efeito não é igual ao espinafre para o Popeye, mas li tantos estudos sobre isso que, nem que seja por efeito placebo [remédio ou substância que não tem efeito direto na doença], já dá uma ajuda", diz.

Saiba quais são as cinco regras de ouro para fazer um bom currículo

O currículo profissional deve causar uma boa impressão mesmo antes do candidato ser entrevistado pessoalmente. É o que afirma o headhunter Luiz Pagnez.

"A principal função do currículo é deixar o recrutador com uma boa impressão a ponto de convidar o candidato para uma entrevista. Através deste resumo, o recrutador poderá decidir em poucos minutos se o profissional possui as características desejadas ou não", afirma.

Porém, o especialista alerta que o selecionador só será "fisgado" se encontrar realmente o que está procurando, pois geralmente os selecionadores trabalham focados em uma vaga específica e vão procurar características e palavras- chave que atendam aquela demanda.

"Se a necessidade é encontrar um gerente de projetos com experiência no segmento da construção civil, não adianta o candidato destacar um PhD em Harvard se não deixar claro no objetivo profissional que ele atua como um gerente de projetos".

Agilidade

Para aumentar as chances de contratação e tornar o currículo mais atraente, o profissional precisa deixar bem claro o que ele sabe e quer fazer para ser encontrado facilmente, já que os recrutadores precisam "caçar" a informação de forma rápida.

REGRAS DE OURO

1 - Deixe claro qual é seu objetivo profissional. "Para qual função você está qualificado e desejando trabalhar?".
2 - Seja coerente e tenha certeza de que tem experiência e formação necessárias para exercer tal função.
3 - Deixe claras as habilidades que você tem e não as que você gostaria de ter; jamais minta.
4 - Cite os resultados positivos que você trouxe para as empresas que trabalhou. "Por que seria um diferencial te contratar?".
5 - Revise o currículo várias vezes para eliminar erros de português.

A coordenadora de recrutamento e seleção, Marina Tchalian, conta que um consultor analisa uma média de 200 currículos por dia. Assim, não adianta entregar calhamaços, cheios de "perfumaria", mas carentes de dados objetivos e, pior, com erros de português. Uma ou duas páginas (para os mais experientes) é suficiente.
"Além de um documento bem escrito, é preciso garantir a apresentação com informações concisas e fáceis de serem analisadas", afirma.

Internet e redes sociais

De acordo com Pagnez, quanto mais opções o profissional tiver para ser encontrado, melhor. "Em um site pessoal, redes sociais e sites de emprego, o candidato pode deixar um currículo bem completo para que recrutadores com diferentes demandas possam buscá-lo", diz.
"Somente quando é solicitado que o candidato envie um currículo em papel para uma vaga específica, o candidato deve adaptar seus objetivos e qualificações para aquele cargo em aberto", sugere o especialista.